Espaço entre os dentes, sorriso manchado, restaurações metálicas e antiestéticas: Tudo isto é coisa do passado para quem ainda se prende aos mitos da aparência. A Odontologia Estética aprimorou suas técnicas para oferecer ao paciente, além da saúde bucal, a promoção de um visual mais agradável para atender as pressões da mídia. Para alguns o sorriso bonito melhora não só o encaixe do maxilar e a aparência do rosto, como também o bem estar do paciente. Hoje existem diversas técnicas que melhoram a estética bucal e permitem um sorriso mais harmônico, principalmente no que diz respeito à forma, posição e cor dos dentes.
As principais utilizações são o clareamento dental, facetas de porcelana ou resina, coroas e próteses livres de metal.O clareamento dental pode ser a laser ou caseiro, em forma de gel.
Pacientes com espaço entre os dentes ou má formação e posicionamento dentário podem recorrer às facetas laminadas, que são feitas de resina ou porcelana.As facetas são um recurso excelente para restabelecer a estética do sorriso. Elas recobrem a superfície visível dos dentes, de forma que, por um pequeno desgaste dental, permitem obter forma e cor desejadas.
As facetas de porcelana são mais caras que as de resina, uma vez que duram mais tempo. Desta forma, pode-se corrigir a posição dos dentes sem tirá-los do lugar. Esta técnica é conhecida entre os especialistas como “maquiagem corretiva”.
Outra aplicação da resina está na substituição das restaurações metálicas, conhecidas como amálgamas.Já as coroas de porcelana cobrem todo o dente sem ganchos ou metais.
No Brasil, a Odontologia Estética teve inicio em 1994, quando inúmeros profissionais começaram a se dedicar a este ofício. Ela atua integrada a diversas áreas da odontologia no intuito de melhorar a saúde e estética bucal ao mesmo tempo. É uma área que exige do profissional não só habilidade manual, mas comprometimentos com as expectativas estéticas do paciente.