Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.
Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 14 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil utilizando creme dental sem flúor. Ao final da escovação limpe a boca do bebê com uma gaze para retirar o excesso. A partir dos 3 anos aproximadamente, a criança será capaz de cuspir, então a partir do momento que ela consiga cuspir, já poderá utilizar o creme dental com flúor em quantidade reduzida (grão de ervilha), mas sempre deverá ser supervisionado para que não engula. É a ingestão do creme com flúor que poderá gerar problemas de saúde, como a fluorose dental (manchas brancas nos dentes permanentes).
A cárie de mamadeira é uma cárie de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior (antes de dormir).
O ideal é que a primeira visita ao dentista ocorra depois que os dentes posteriores surgirem, geralmente entre 2 – 3 anos de idade. Os pais devem fazer uma boa higiene bucal e controlarem a dieta dos filhos, adiando o primeiro contato com alimentos ricos em sacarose e carboidratos (doces e guloseimas).
Dra Lívia Rocha
Tel:2599-3221/ 2599-3321 - Méier - Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário